Ballet

Acerca de mim

A minha foto
Portugal
Sobre mim? . . .Sou Artista e não podia sentir-me mais orgulhosa de pertencer a esta espécie sonhadora brilhante. Crio para viver, vivo para criar, em cada gesto, em cada pincelada, em cada traço. A Arte é a minha única razão de viver e sentir. A Dança é aquilo que guardo no meu peito e que dele não quero arrancar, faço parte da Dança e sonho um dia dançar em grandes palcos, tenho lutado muito por isso e não vou desistir.A Dança ilumina-me, enfeitiça-me, quando danço não me lembro de mais nada, sinto-me EU. O meu EU único. Sinto-me especial em palco, sinto-me priveligiada pelos Deuses me terem dado o talento de dançar e pintar. Tal como Claude Monet dizia que não morreria sem cumprir o seu destino eu não morrerei sem cumprir o meu, criar um novo movimento

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Música Japonesa tradicional


Amo tudo no Japao! Tudo!!!. . .Falarei da sua cultura, história, etc...
.....Para começar vou falar da origem da sua música:

Samisen 三味線: um belissimo e elegante instrumento de três cordas, era tocado especialmente pelas Geishas. O seu som é dos mais belos e elegantes do mundo.





Koto 琴 , 箏: A história do koto é longa. O instrumento já com as suas principais características atuais foi introduzido no século VI (época do imperador Kinmei) vindo da China (dinastia T’ang). Ele já possuía o corpo feito com a madeira tradicional do Japão o Kiri (Paulownia), sendo todo laqueado. Ele era chamado de Kin-no-Koto. Data desta época a partitura mais antiga para o Koto (Yuran-fu que se encontra guardada no Templo Shinhoin).
O instrumento está presente na literatura japonesa desde a antiguidade.

O koto moderno tem treze cordas que podem ser de seda ou nylon. As cordas são afinadas através de trastes móveis, que permitem a mudança de afinação durante a execução da música. O corpo é formado por duas pranchas de Kiri, com aproximadamente 180 centímetros, formando uma caixa de ressonância

Curiosidade: em tempo de guerra, o koto era utilizado como uma arma capaz de atirar facas e kunais tal como o instrumento Yamatogoto
(Koto moderno)







Biwa 琵琶: O biwa provém de um alaúde chinês chamado Pipa, que por sua vez decorre de um instrumento persa do Médio Oriente chamado Barbat.No Japão a biwa chegou da China durante o Período Nara (710-759 dC), e cinco instrumentos de tempo que são mantidos na Shōsōin, a casa do tesouro nacional Japão. Um deles, uma rara, de cinco cordas gogenbiwa (五玄琵琶).
O biwa é o instrumento escolhido de Benten, Deusa da música, da eloquência, poesia, e de educação no budismo japonês.








Kugo 箜篌: é uma lindissima harpa japonesa recentemente ressuscitada. Tomoko Sugawara é uma brilhante discipula deste istrumento



http://www.youtube.com/watch?v=frqV3m8vSOc




Tonkori トンコリ : um antiguissimo instrumento japones não só usado pelos Ainus de Hokkaido, era também usado como uma ferramenta de guerra.





Kokyu 胡弓: alaúde com arco com 3 (ou, raramente, 4) cordas e um corpo coberto por pele, o seu som é um dos mais incriveis do Japão.











Hocchiku 法竹 : É uma enorme flauta feita em bambu.




Ryuteki 龍笛 : Flauta transversal de bambu usada para gagaku. Ryuteki significa "Flauta Do Dragão"

Shakuhachi 尺八 : Flauta utilizada para meditação. Existem composições para o Shakuhachi datadas da era Nara (Século VIII). O Shakuhachi era tocado como parte das cerimônias e práticas do Zen Budismo, mais especificamente na facção Fuke japonesa. Era o instrumento preferido dos sacerdotes peregrinos. No início do período Edo (Século XVII) surge a escola Kinko, que sem perder os aspectos religiosos, passou a utilizar o instrumento puramente para a música. Há cerca de cem anos surgiu uma nova escola, a Tozan. Existem diferenças na técnica de execução dos instrumentos, e até mesmo na estrutura, como a colocação do quinto orifício numa posição mais abaixo.
.
Sho 笙 :Órgão de 17 bocas usado para gagaku




Horagai 法螺貝 : Trompeta de concha do mar; também chamado de jinkai (陣貝) . (Por acaso já soprei nesta curiosa trompeta e o seu som é muito muito fofo!!!)
Hyoshigi 拍子木 : é um simples instrumento feito em madeira ou em bambu, é utilizado nos teatros tradicionais quando era para anunciar o começo de algo, Sao golpeados, lentamente no inicio e depois o som começa a acelarar

Mokugyo 木魚 : É um enorme sino tradicional do Japão (normalmente tem a imagem de um sapo)

Yokobue 横笛 :é o termo genérico para flautas transversais folclóricas de bambu japonesas, como por exemplo o shinobue.
Construidas em um tubo de bambú com oito orificios, são usadas em festivais e, entre outros, em apresentações do teatro de Kabuki.
Taiko 太鼓: Este instrumento é considerado o mais famoso do Japão, é um tambor que pode ter varios tamanhos, era utilizado no Japão por algumas comunidades para espantar os "maus espíritos" e também para avisar essas comunidades do inicio de uma guerra ou ataque.













E por fim, fica um belissimo videoclip chamado Sakura Sakura da banda japonesa Rin com alguns destes belissimos instrumentos musicais


Sem comentários:

Enviar um comentário